A HISTÓRIA
POR TRÁS DO CNPJ

Início / Nossa História

Quem somos


O que há por trás do CNPJ da Líderw Software, cuja razão social é Líder Processamento de Dados Ltda, vai muito além do que simplesmente uma empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de Softwares. Aqui irá ver a determinação de um empreendedor que começou do ZERO.

Apesar da data de formalização da empresa ser de 01 de Julho de 1988 a história começou muito antes. Sr. Jorge Behrens Azevedo (Fundador da Líderw) chegou em Brasília com seus pais e irmãos em 1974, após seu Pai, funcionário público, ter sido transferido de Salvador para a nova capital.

Em Julho de 1977, após conclusão do 3º. Ano Especial do Colégio Objetivo, entrou para Faculdade de Administração na Centro Universitário UDF 905 Sul (Aos que não são de Brasília os endereços são bem diferentes do restante do país), ocasião que morava na 316 Sul com seus Pais, onde ganhou de sua Mãe um Fusquinha 1966, que lembrava até o tempo dos Flintstones, pois no lado do carona tinha um buraco no assoalho que dava para ver o asfalto e, consequentemente, não podia sair em dias de chuvas.

Teve seu primeiro emprego na Associação de Poupança e Empréstimos – COLMÉIA, onde conheceu a Sua Esposa, Sra. Virginia Behrens, com quem formou uma família, e está casado desde então.

Um episódio marcou o início de sua vida conjugal, foi quando no dia 24 de Dezembro de 1979, em pleno Natal, trabalhando na COLMEIA como Sub-Gerente da Agência do Setor Comercial Sul, teve sua namorada Virginia impedida de entrar na Agência por ordem do dono da COLMEIA, seu Tio, por problemas familiares. Imediatamente assinou seu pedido de demissão, deixou a Agência no meio do expediente e não voltou mais.

Logo no mês seguinte, em Janeiro de 1980, já estava empregado na BMG – Poupança, iniciando tudo novamente, como Auxiliar Administrativo.

Em Agosto de 1980, após o seu casamento, cursando a faculdade de administração na UDF passou a atravessar a pé até o eixinho "de baixo" para pegar um ônibus para o Valparaiso, cidade do entorno de Brasília onde foi morar com sua Esposa. Terminava a última aula às 23:00 hs e chegava em casa por volta de 1:00 da manhã.

No dia seguinte tinha que madrugar pois não haviam muitos ônibus do entorno com destino plano piloto, para iniciar o trabalho às 8:00 na BMG, já como Tesoureiro, e onde chegou ao Cargo de Gerente da área de Poupança.

Em Janeiro de 1984, com o fechamento da área de Poupança da BMG, foi para a FHE/Poupex, iniciando uma nova batalha como Assistente na área de Financiamento Imobiliário, onde após 2 anos já ocupava o cargo de Chefe de Divisão da área de Controle de Crédito Imobiliário.

Quando estava na Poupex com emprego e salário estável descobriu por si só que podia fazer algo mais, se interessou pelas poucas notícias de tecnologia e computadores de pequeno porte, que estavam começando a surgir no Brasil.

A programação era feita e impressa no final do dia, pois não havia Disquetes e nem HD, e ao desligar a máquina perdia-se tudo o que havia sido feito e ele digitava todo código novamente, é realmente inacreditável e inimaginável tal situação.

Em Julho de 1988, já com um pouco de evolução nos equipamentos, e com Disquetes para salvar a programação, comprou um CP-500 e resolveu montar uma Empresa de Informática.

Foi quando surgiu a LÍDER Processamento de Dados Ltda, com apenas um CP500, que nem HD possuía, era tudo gravado em disquetes de 5 ¼ com capacidade de 360 Kb (Isso mesmo Kilobytes). Sintam o drama nas imagens abaixo:



Sem nunca ter trabalhado diretamente na área de pessoal e/ou contábil e jamais ter feito cursos de programação (na época nem existia), em 1989 começou a desenvolver por conta própria software na área contábil, por acreditar fortemente que poderia ajudar as empresas a terem o controle das informações exigidas, pela nossa legislação complexa, de uma forma simples, clara e segura. Ele percebia a dificuldade do setor contábil e acreditou que podia fazer a diferença.

Em 1990 fez um acordo com a POUPEX, e permaneceu exercendo suas funções de Chefia da Divisão em horário flexível, em paralelo com as atividades da LÍDER durante 4 anos, até 1994, onde com faturamento estável e razoável na LÍDER, pediu seu desligamento em definitivo da FHE/POUPEX.

Para se ter uma noção da evolução dos computadores, após o CP-500, a LÍDER teve em 1990 o seu primeiro computador XT de 30 Mb de HD (Imagem abaixo). Nessa época, um dos Clientes LÍDER possuía um XT-TURBO, onde, com a autorização do proprietário, o Sr. Jorge trabalhava a noite toda no desenvolvimento dos seus Softwares para ter um rendimento melhor.



Durante esses 4 anos de trabalho paralelo, todos os dias após o trabalho, quando não era nesse Cliente citado acima, o Sr. Jorge e a Sra. Virgínia seguiam para trabalhar na LÍDER em uma Sala alugada na 302 Norte (durante o primeiro ano) e depois no Brasília Rádio Center (onde estamos até hoje).

Seus filhos ficavam em casa dormindo e eles seguiam trabalhando no que acreditavam. No dia seguinte tudo novamente ao trabalho fichado e a noite LÍDER.

A atualização dos 5 Clientes que possuía na época era feita pessoalmente, com os disquetes em mãos ia em cada Cliente e atualizava a versão do software.

Em 1994 já com uns 20 Clientes decidiu pedir demissão e arriscar sua vida de Empresário.

Somente no ano de 2001 conseguiu tirar suas primeiras Férias de verdade, pois na época que trabalhava na Poupex e BMG ele "vendia" todos os 30 dias das férias e nos primeiros anos da Líder, como todo empreendedor sabe, sair de férias é algo raro e somente saídas rápidas em feriados era possível.

Dai em diante todo esforço estava sendo refletido.. dia a dia conseguia mais Clientes... a tecnologia veio evoluindo e facilitando a programação...

Em 1998, dois anos antes do Bug do Milênio, onde uma pane nos computadores do mundo todo era esperado, pois as datas dos computadores seriam atualizadas para 00 (Ano 2000), iniciou-se uma batalha árdua para conversão de todos os seus Softwares do For DOS para For WINDOWS.

Todos os softwares teriam que se ajustar, já com muitos Clientes, o Sr. Jorge teve que aprender uma nova linguagem de programação (mais uma vez sem nenhum curso, usando apenas a lógica e lendo manuais gigantescos) e em menos de 2 anos converter todos os Softwares que até o momento tinha desenvolvido, foi quando conheceu e obteve o apoio do Sr. Erick Lima, à época Analista de Sistemas da PEPSI-COLA Brasília.

Em Janeiro de 2000, já com 90% dos Softwares convertidos para For Windows e com o Sr. Erick Lima entrando para Família como genro (rsrs), começaram a colher os frutos de tanta luta e batalhas vencidas.

Em meados de 2015 a LÍDER finalmente passou a ter sua Sede Própria, no próprio Ed. Brasília Rádio Center.

Hoje com mais de 30 anos no mercado, a LÍDER é uma Empresa sólida, focada em seus Clientes, procurando evoluir a todo instante, atuando em todos os Estados Brasileiros.

Pode parecer clichê mas somente no dicionário o Sucesso vem antes do Trabalho.


sign

Fundador Jorge Behrens Azevedo

about
Testemunhos

Veja o que alguns Clientes falam sobre nós


Já faz alguns anos que uso e só tenho elogios a qualidade dos sistemas e a qualidade do suporte. Equipe qualificada para a resolução das demandas, sempre atentos às necessidades dos clientes...

Iberê Neto
Contador - CRC DF
Trabalho com o sistema da Liderw há mais de 10 anos, ótimos sistemas e com uma linguagem simples e uma apresentação de relatórios de fácil entendimento, descomplicando os serviços, apoio e recomendo!

Fábio Bernardo
Contador - CRC MT
Sou muito grata a Líderw por minimizar o tempo para outras coisas além do trabalho... minhas colaboradoras também acham de fácil utilização e rápido.


Francinelma Andrade
Contadora - CRC CE
WhatsApp Bussiness